15/07/04 - Projeto Conjunções (Lua/Mercúrio, Júpiter)

Estimados amigos da LIADA:

Estamos dando continuidade ao Projeto Conjunções.

Gostaria de agradecer aos colegas que enviaram relatos de ações de ensino e divulgação de Astronomia por meio das conjunções.
Ainda são poucos, mas os relatos apresentados no foro já estão em nossa página na Internet em:

http://www.iscafaculdades.com.br/liada/pa_con_200204rel.htm

Nas próximas noites, a Lua poderá ser observada no céu juntamente com os planetas Mercúrio e Júpiter trazendo belos espetáculos.

Informamos, abaixo, algumas datas favoráveis relacionadas às próximas conjunções da Lua para os meses de julho e agosto.

Caso algum colega queira verificar as datas e dar alguma sugestão, ou retificar algum dado abaixo, nós agradecemos.

- 19 de Julho: Lua/Mercúrio
- 21 de Julho: Lua/Júpiter
- 18 de Agosto: Lua/Júpiter

Serão excelentes oportunidades, pela beleza destes fenômenos e por serem tão acessíveis, de mostrar para outras pessoas, estudantes e professores que, além da Lua, estarão observando nas suas "proximidades" certos planetas.

Caso tenham disponibilidade, pode-se aproveitar ao máximo a oportunidade para abordar outros assuntos relacionados à Astronomia dependendo, é claro, do grau de interesse das pessoas.

Pode-se realizar estes projetos em escolas ou para grupos de interessados.

Mas, se cada um de nós aproveitarmos as próximas noites para chamar a atenção de alguém e despertá-lo para observar a natureza e a beleza do céu, teremos alcançado um grande resultado!

Caso tenham interesse em projetos de ensino e divulgação de Astronomia que utilizem-se o espaço do Forum da LIADA para relatar seus projetos ou publicá-los na revista Universo.

O Projeto Conjunções está explicado em mais detalhes na página da Seção de Ensino da LIADA.

Não deixe de dar uma olhada e enviar-nos sugestões:

www.iscafaculdades.com.br/liada

Mais uma vez solicito que nos enviem os resultados desses projetos.
Estamos interessados em estimular iniciativas deste tipo e contá-las como projetos da LIADA.

Gostaríamos muito de saber o alcance de nossas iniciativas!

Desejo boa sorte a todos,

Paulo Sergio Bretones: bretones@mpc.com.br
ISCA - Instituto Superior de Ciências Aplicadas
Seção de Ensino e Divulgação de Astronomia - LIADA